Todos os olhos estavam voltados para a Turquia, membro da OTAN, antes de sua votação crucial, com Erdogan se defendendo do maior desafio ao seu governo.
Os líderes mundiais parabenizaram o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, depois que ele foi reeleito em um segundo turno histórico que representou o maior desafio em seus 20 anos no poder.
Erdogan conquistou a presidência da Turquia com 52,14 por cento dos votos, disse o chefe do Conselho Eleitoral Supremo, Ahmet Yener, no domingo, oficializando os resultados.
Com 99,43 por cento das urnas abertas, o rival de Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, recebeu 47,86 por cento dos votos, disse Yener. Com uma diferença de mais de dois milhões de votos entre os candidatos, o restante das cédulas não contadas não alterará o resultado, acrescentou.
As eleições, nas quais mais de 64 milhões de turcos no país e no exterior tiveram direito a voto, ocorreram em meio a uma crise de custo de vida que atingiu um pico de inflação de 85% em outubro e terremotos em fevereiro que mataram mais de 50.000 pessoas. pessoas.
Erdogan, 69, que chegou ao poder em 2003, inicialmente como primeiro-ministro, ofereceu uma visão de maior desenvolvimento, prometendo estender as melhorias feitas por seu governo do Partido da Justiça e Desenvolvimento (Partido AK).
O líder mais antigo da Turquia, membro da OTAN, foi testado como nunca antes no que foi amplamente visto como a eleição mais importante do país em seus 100 anos de história como uma república pós-otomana.
Sem admitir formalmente a derrota, Kilicdaroglu disse: “Minha verdadeira tristeza é sobre as dificuldades que aguardam o país”.
Aqui estão algumas das reações de outros países:
Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a vitória de Erdogan é uma prova de que o povo turco aprecia seu trabalho altruísta e política externa independente.
“A vitória eleitoral foi um resultado natural de seu trabalho altruísta como chefe da República da Turquia, uma clara evidência do apoio do povo turco aos seus esforços para fortalecer a soberania do estado e conduzir uma política externa independente”, disse Putin em uma mensagem. a Erdogan, segundo o Kremlin.
“Agradecemos muito sua contribuição pessoal para o fortalecimento das relações amigáveis russo-turcas e cooperação mutuamente benéfica em várias áreas”, disse Putin.
Catar
O Emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, do Catar, desejou sucesso a Erdogan em seu novo mandato.
Tradução: Meu querido irmão Recep Tayyip Erdogan, parabéns pela sua vitória. Desejo-lhe sucesso em seu novo mandato e que, por meio dele, alcance o que o povo turco aspira em termos de progresso e prosperidade, progresso e crescimento para nossas fortes relações bilaterais.
Ucrânia
O presidente Volodymyr Zelenskyy parabenizou Erdogan por sua vitória e disse esperar um “fortalecimento da parceria estratégica para o benefício de nossos países, bem como o fortalecimento da cooperação para a segurança e estabilidade da Europa”.
O governo de Erdogan comprou sistemas de defesa antimísseis russos, o que levou os Estados Unidos a expulsar a Turquia de um projeto de caça a jato liderado pelos EUA. Mas Ancara também ajudou a intermediar um acordo crucial que permitiu o embarque de grãos ucranianos e evitou uma crise alimentar global.
Alemanha
Ao parabenizar Erdogan, o chanceler Olaf Scholz observou como as pessoas e as economias de ambos os países estão “profundamente interligadas”, acrescentando que “juntos queremos avançar nossa agenda comum com um novo ímpeto!”
Arábia Saudita
O governante Rei Salman parabenizou Erdogan por sua vitória presidencial, informaram agências de notícias estatais.
França
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a França e a Turquia “continuarão avançando”.
“França e Turquia têm enormes desafios a enfrentar juntos. Retorno da paz à Europa, futuro da nossa Aliança Euro-Atlântica, Mar Mediterrâneo. Com o presidente Erdogan, a quem parabenizo por sua reeleição, continuaremos avançando”, escreveu Macron no Twitter.
0 Comentários